Musicopédia

Trompetes, Tubas, Trompas,Trombones

 

Atente-se a produtos específicos para cada tipo de acabamento (prateado, niquelado ou laqueado).

Instrumentos prateados tendem a escurecer rapidamente, pois isto é um processo natural do acabamento que tem reações em contato com o oxigênio e o suor de nossa mão, por isto é muito importante que após o uso o instrumento seja limpo com uma flanela, de preferência “específica para prata”, para retirar as marcas deixadas pelo contato com a mão.

Também se deve retirar toda a umidade interna do instrumento evitando que resíduos fixem na parte interna. Nos casos de acabamentos laqueados e niquelados, são disponibilizados no mercado produtos específicos para cada um.

Existem diversos tipos de óleos, lubrificantes e graxas para cada instrumento. Uma profunda pesquisa sobre o assunto deve ser feita pelo músico em sites e lojas, verificando  especificações e indicações dadas pelo fabricante em seu site e no manual do próprio produto.

Faça também uma limpeza mais completa no mínimo a cada 3 meses, desmontando com cuidado e lavando o instrumento. Utilizar água morna (30ºC a 40ºC) e sabão especial para metal ou sabão neutro, 10 a 15 partes de água para uma de sabão.

Nos instrumentos de pisto, ao desmontá-los coloque sempre em ordem as peças e lave cada pisto individualmente com sabão neutro um a um. Não é preciso desmontar a parte interna dos pistos onde estão localizadas as molas internas e guias. Tome cuidado para não bater, pois são peças de altíssima precisão e qualquer deformidade impossibilitará retornar a peça ao seu local e caso ocorra algum acidente, jamais tente recolocar o pisto no instrumento, leve a uma oficina especializada ou entre em contato com a loja ande você adquiriu o produto.

Escovas e hastes flexíveis são fundamentais para uma boa limpeza. Certamente a boa manutenção aumentará consideravelmente a vida útil do instrumento.

Após lavar e secar todas as peças deve-se certificar que toda a sujeira foi removida e só então fazer a lubrificação e montagem, verificando se cada parte está bem fixa para não sofrer queda neste momento, lembrando sempre de recolocá-los em suas posições originais. A inversão das posições impedirá a execução do instrumento.

Evitar o consumo de alimentos quando estamos tocando é imprescindível, pois os resíduos irão diretamente à máquina de pisto e podem causar sérios danos.

Os instrumentos de rotores precisam de uma atenção especial. A máquina de rotor só deve ser desmontada por um técnico especializado, e caso tenha que lavar o instrumento faça a água passar no sentido ao contrário ao do ar para que os resíduos não sejam empurrados para dentro do rotor, não esquecendo de retirar toda a umidade do interior do instrumento após a lavagem.

 

Fonte: Araken de C. Busto / Técnico de instrumentos de sopro


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0