Musicopédia

Curiosidades sobre compositores

O austríaco Gustav Mahler era dono de uma enorme intuição estética e um profundo senso de conjunto. Mahler submetia os músicos da orquestra a longos e exaustivos ensaios, repetindo quantas vezes fossem necessárias as passagens que não satisfaziam seus altos padrões musicais. Intermináveis e repetitivos, os seus ensaios costumavam estafar e revoltar os músicos que o acompanhavam. As sinfonias de Mahler são bastante complexas, tanto nas técnicas composicionais empregadas quanto na execução, tanto para os regentes quanto para os ouvintes. Além disso, elas são muito longas, e poucas de suas obras cabem integralmente dentro de um único CD.

O austríaco Wolfgang Amadeus Mozart quando tinha quatro anos tocava clavicórdio e compunha pequenas obras de dificuldade considerável; aos seis, tocava com destreza o clavecino e o violino. Também podia ler partituras a primeira vista e uma inesgotável capacidade de improvisar frases musicais. Sua obra abrange todos os gêneros musicais da sua época e alcança mais de 600 criações, em sua maioria reconhecidas como obras-primas da música sinfônica, de concerto, de câmara, piano, ópera e coral.

Vítima da surdez em certo momento da vida, Beethoven tinha dificuldade para escutar até os aplausos da plateia durante as apresentações das suas obras. Ao compor sua Nona Sinfonia, o mestre da música alemã já estava completamente surdo. A obra foi declarada patrimônio mundial pela Unesco. Até hoje, não se sabe com certeza o que levou o músico a ficar surdo. A teoria mais aceita é otoesclerose, doença degenerativa do aparelho auditivo.

O tema de abertura da ópera O Guarani, do brasileiro Carlos Gomes, é até hoje executada no início dos espetáculos do Teatro Scalla de Milão, onde estreou em 1870. No Brasil, a ópera estreou na ocasião dos festejos do aniversário de 45 anos do imperador Dom Pedro II.

O compositor russo Sergei Prokofiev Ainda pequeno, já era uma promessa na música e com apenas 16 anos produzia sua Sonata para piano n. 1.  Compôs a ópera O Gigante usando apenas as teclas brancas do piano. A obra foi composta quando ele tinha 7 anos de idade. As criações de Prokofiev são ricas tanto nas invenções melódicas quanto na arte de instrumentação, conseguindo mesclar elementos de percussão e lirismo. Algumas de suas composições são irônicas, sugerindo ao mesmo tempo um forte apelo popular e sutis demonstrações de refinamento. Mas boa parte de sua música é fácil, engraçada e até romântica.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0