Musicopédia

Cuidados com a voz

Os fonoaudiólogos indicam a maçã como uma grande aliada da voz, uma vez que a fruta tem ação adstringente, ou seja, “limpa” a garganta, trazendo alívio e bem-estar.

A água é muito importante para o bom funcionamento de todo o nosso corpo, especialmente para a produção da voz. O ideal é beber vários copos de água por dia. A hidratação permite que as pregas vocais vibrem livremente, diminui o atrito entre elas e faz as secreções da laringe ficarem mais líquidas e fáceis de ser eliminadas.

Impostar ou apoiar a voz é um truque usado tanto pelos cantores quanto pelos atores. Apoiar a voz significa ter uma boa respiração, deixar que o ar seja impulsionado pelo diafragma para que a garganta apenas se torne uma via de passagem, sem que as pregas vocais sejam forçadas.

A alimentação é outro importante ponto. A acidez do estômago volta pelo esôfago, que não tem as paredes preparadas para essa substância. Isso afeta a parte posterior das pregas vocais, podendo acontecer da noite para o dia. A pessoa dorme com a voz normal e acorda rouca.

Caso sua voz já esteja afetada, o silêncio será uma necessidade para uma rápida e eficiente recuperação. Falar baixo também não adianta, pois sussurrar só vai forçar mais ainda a voz. Se a rouquidão demorar mais de quatro ou cinco dias para passar, vá ao médico. Ela pode ser sinal de algo mais grave, como lesões, pólipos e outros problemas nas cordas vocais.

Pigarrear com frequência é um hábito péssimo para as pregas vocais. Quando pigarreamos uma prega vocal entra em atrito com a outra, podendo levar ao aparecimento de lesões. Pigarrear é sempre um vício. Quanto mais se pigarreia, tanto mais se tem vontade de fazê-lo. Para limpar a garganta, respire fundo pelo nariz, engula a saliva e tome água. Se o pigarro se mantiver, é sinal de que algum problema está ocorrendo e o médico deverá ser procurado.

Tossir também é um grande abuso para as pregas vocais, pois elas se chocam com violência ao tossirmos.

O grito também é uma das formas mais agressivas de abuso vocal. Há um esforço enorme dos músculos da laringe e das pregas vocais sempre que a pessoa grita. Falar em ambiente barulhento também acarreta um grande esforço para a emissão da voz. Para tentar vencer o barulho de fundo, aumentamos o volume da voz e, com isso, há uma força acentuada dos músculos, o que gera a fadiga vocal.

O ar-condicionado diminui a umidade do ar e resseca o trato vocal. Quem fica muito tempo em ambientes em que há esses aparelhos deve aumentar o consumo de água. Isso vale também para quem fica exposto ao ar dos ventiladores.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0