Musicopédia

Clarinetes, Flautim, Oboés (madeiras)

 

Os instrumentos de madeira são muito sensíveis a intempéries. A mudança brusca de temperatura pode causar rachaduras no corpo do instrumento. Para evitar esse choque térmico e posterior dano, aconselha-se que antes de começar a utilizar seu instrumento seja tomado o cuidado de “hidratar” a parte interna do instrumento com óleo de amêndoa. Cuidado para não exagerar na quantidade de óleo, evitando molhar as sapatilhas. Após a aplicação esperar por cerca de cinco dias para a absorção do óleo pelo madeira.

Nas chaves de banho de prata ou níquel use somente flanelas secas para a manutenção do brilho.

Existe no mercado um acessório chamado “Pad Saver” (protetor de sapatilhas) que poderá ser utilizado como conservação das sapatilhas. Trata-se de um tipo de espanador que será mantido dentro do instrumento após sua utilização e limpeza e tem a finalidade de tirar a umidade interna das sapatilhas e corpo do instrumento.

As boquilhas dos instrumentos podem ser lavadas periodicamente para a higiene. Após a retirada da palheta e abraçadeira, use água corrente com temperatura ambiente e sabão neutro enxugando-a em seguida.

Nunca molhe seu instrumento ou o ponha em contato direto com água, mesmo os instrumentos de resina, pois, isso danificará as sapatilhas que são muito sensíveis.

As palhetas que acompanham os instrumentos originalmente são de uma espessura média e com certeza dificultará a execução por parte de iniciantes. Antes de iniciar os estudos, solicite a orientação de seu professor para a aquisição de uma palheta mais “macia”. Lembre-se que a espessura da palheta, material (cana da índia ou acrílica), além de outros fatores, influenciará diretamente na sonoridade dos instrumentos.

Fonte: Yamaha 

 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0