Com o objetivo de proporcionar mais uma experiência profissionalizante no campo da música, a Agência do Bem anuncia a criação da Banda Sinfônica.
O grupo será composto por 40 alunos de maior destaque nos instrumentos de metais e sopros, selecionados entre os polos de Magé, Itaboraí (Aldeia da Prata e Nova Cidade), São Gonçalo, Niterói e Nova Iguaçu (Jardim Palmares) das Escolas de Música e Cidadania.
Para a formação do grupo, serão realizadas audições no dia 25 de janeiro, em Niterói. Após a seleção, os ensaios terão início no primeiro trimestre de 2025, contando com uma equipe exclusiva de regência e produção para acompanhar o desenvolvimento dos músicos.
“Participar da Banda Sinfônica proporciona aos alunos uma experiência que simula o mercado profissional da música. A rotina de ensaios com prazos e horários definidos ajuda a desenvolver disciplina e trabalho em equipe, enquanto as apresentações públicas permitem que eles ganhem controle emocional, confiança no palco e uma conexão mais autêntica com o público”, compartilha Davi Palmeira, produtor executivo da organização.
A Agência do Bem inicia 2025 com três grupos musicais: a Orquestra e Coro Nova Sinfonia, a Orquestra Jovem da Guanabara e, agora, a recém-criada Banda Sinfônica.
Dados da última pesquisa com alunos egressos das orquestras mostram que 56% ingressaram no ensino superior, enquanto a média nacional é de 17,7%, segundo o IBGE; 65% conseguiram gerar renda através da música; e 98% consideram a experiência profissionalizante importante ou muito importante em suas vidas. Esse levantamento destaca que a participação em grupos musicais da Agência do Bem vai além do desenvolvimento técnico, criando oportunidades que geram impacto significativo e duradouro na vida dos alunos, tanto no campo pessoal quanto profissional.