Notícias

Orquestra Jovem da Guanabara realiza ensaio aberto

A Orquestra Jovem da Guanabara, novo grupo orquestral da Agência do Bem, realizou o seu primeiro ensaio aberto no Centro de Artes Calouste Gulbenkian no dia 10 de dezembro. Familiares, amigos e apreciadores da música estiveram presentes no evento para escutar o repertório formado por músicas relacionadas a temática pedagógica das Escolas de Música e Cidadania, que este ano são os direitos humanos. 

Por ser o primeiro ensaio aberto ao público, os membros do grupo orquestral estavam animados para subirem ao palco e apresentarem o resultado de três meses de prática das músicas “Ode à Alegria”, “Rap da Felicidade”, “Oração” e “O trenzinho caipira”. “Eu sonhei por esse momento por toda minha vida”, relatou a violinista Maria Eduarda Gonçalves, de 9 anos e aluna do polo de Nova Iguaçu da Escola de Música e Cidadania. 

O evento também é uma oportunidade para preparar os jovens músicos para a primeira apresentação oficial do grupo, que ocorrerá em janeiro de 2023, com local a ser definido. A Orquestra Jovem da Guanabara é liderada pelo maestro Henrique Machado com assistência de Jordan Augusto e é composta pelos alunos de maior destaque dos polos de Guapimirim, Magé, Duque de Caxias, Itaboraí, Niterói, São Gonçalo e Nova Iguaçu.

O grupo musical é patrocinado pela Petrobras através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. 


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0