Notícias

Agência do Bem promove treinamento de professores da rede pública

Realizadas desde 2017, no âmbito das Escolas de Música e Cidadania, as ações de formação de plateia fazem parte das contrapartidas junto à Secretaria Especial da Cultura – Ministério do Turismo, e por meio delas a equipe pedagógica da Agência do Bem e alunos fazem apresentações musicais didáticas para os estudantes da rede municipal de ensino, bem como workshops de educação musical para os professores das escolas visitadas.

Neste ano, por conta da pandemia, a iniciativa foi reformulada para o formato online, sendo transmitida para equipes docentes de instituições localizadas em bairros onde existem polos das Escolas de Música e Cidadania. São ao todo 17 encontros com diferentes escolas, representando as regiões dos 11 polos do Rio de Janeiro e outros cincos estados do Brasil. Cada encontro conta com a apresentação e interação da equipe pedagógica, que traz os conceitos e práticas da escuta musical e sua ligação com o universo do ensino.

Pela impossibilidade de haver a tradicional apresentação musical presencial, foram produzidos materiais de apoio, com apresentação feita pelo maestro Vitor Damiani, e também a gravação com alunos das Escolas de Música e Cidadania, que interpretam a canção “Senzenina”, de origem africana zulu, que virou um hino na época da luta contra o Apartheid. Além de refletir sobre a história da música, os alunos aprendem por meio do material os conceitos básicos de melodia e estrutura musical, contribuindo para incentivar a descoberta e o interesse pelo estudo de música. A projeção é de que as formações de plateia somem 340 professores participantes, além das centenas de alunos beneficiados.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0