Notícias

Apresentação da Orquestra Nova Sinfonia na Cidade das Artes

Foto-Site

A Orquestra Nova Sinfonia passa ter a Cidade das Artes como seu novo espaço de ensaios a partir de março de 2014. Como forma de selar essa parceria, os músicos da Orquestra Nova Sinfonia se apresentaram em um Concerto Didático durante o evento 15X Áustria que ocorreu no Teatro de Câmara da Cidade das Artes no dia 22 de março de 2014.

O evento começou com uma fala do Produtor da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, Huan Cardoso, apresentando a Agência do Bem e o funcionamento do projeto Escolas de Música e Cidadania, que desde 2005 vem ensinando música gratuitamente para crianças e adolescentes das comunidades de Vargem Grande, Vargem Pequena e Cidade de Deus, tendo atendido mais de mil alunos ao longo desses 8 anos de existência. Atualmente, possui cerca de 300 alunos distribuídos nos 3 polos comunitários de atuação da Agência do Bem.

Em seguida, a plateia foi convidada a entrar no mundo da música e pôde conhecer um pouco mais sobre a estrutura das orquestras sinfônica, composta por mais de 80 músicos, e de câmara – como é o caso da Nova Sinfonia -, que é menor e realiza apresentações em ambientes restritos. Daí o nome “câmara”, referindo-se ao local destinado à apresentação.

A afinação da orquestra foi feita por Oseas Vicente, violino spalla, como é chamado o principal dos violinos, e líder da orquestra, subordinado unicamente ao Regente, Vitor Damiani.

Logo após a afinação, os instrumentos foram apresentados, um a um, por uma demonstração de escala dos músicos. “Gloria”, “Ode à Alegria” e “Favo de Mel”, música tema do filme Rio, foram apresentadas, e suas lindas histórias partilhadas com a plateia que participou do espetáculo com perguntas e respostas.

O Concerto Didático foi guiado pelo Regente da Orquestra e Coro Nova Sinfonia, Vitor Damiani, que conseguiu a atenção do público presente, sua participação e muitos (muitos!) aplausos.


Deprecated: Directive 'track_errors' is deprecated in Unknown on line 0